terça-feira, 27 de abril de 2010

1984







 livro cedido por beth



Livro 1984 é uma metáfora do mundo totalitário que viria ser o mundo pós-guerra. Tendo sempre um ser onipresente ( o grande irmão) através de uma tele tela , controla a população

influenciados
A história em quadrinhos V de Vingança, posteriormente adaptada ao cinema tem clara inspiração no romance 1984, uma vez que também trata de uma sociedade diatópica na Inglaterra do futuro. Tanto nos quadrinhos quanto no filme, a estética utilizada, bem como alguns aspectos do próprio governo, em muito se assemelham às descrições de Orwell. O personagem "V" apresenta ideais românticos e anárquicos, próximos aos desejos de Winston.

O filme Equilibrium, estrelado por Christian Bale, e passa numa sociedade distopia do futuro, que apresenta algumas semelhanças com aquela retratada por Orwell em 1984.

O jogo de computador Half Life 2, apresenta uma série de semelhanças com 1984, uma vez que mostra uma resistência lutando contra o domínio totalitário de uma raça alienígena sobre os humanos, mantidos sob manipulação da informação, controle da fertilidade e outros aspectos presentes também no livro.

O autor  de ficção científica David Brin costuma dizer que o grande mérito da ficção científica não é prever o futuro, mas pintar um futuro tão horrível que as pessoas vão lutar que ele não aconteça. Neste sentido, 1984 é talvez o livro mais importante do século, porque, a qualquer sinal de tirania, a sociedade lembra do livro e luta para impedi-la.

http://pt.wikipedia.org/wiki/1984_(livro)



há duas adaptações do livro para o cinema a primeira no ano de 1956 e a segunda no ano de 1984. E uma vez adaptado para opera no dia 3 de maio de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário